25/02/2013

SEMINÁRIO EURYE EM PORTUGAL











O Seminário Internacional do EURYE em Ofir - Porto, de 23 a 29 de julho de 2011 reuniu cerca de 90 participantes originários de 10 países: Portugal, Espanha, Grécia, França, Itália, Inglaterra, Bélgica, Bulgária, Nova Zelândia e Brasil.
Na palestra de abertura Micheline Flak falou sobre Relaxamento para crianças, com a técnica de Yoga Nidra, informando que segundo uma pesquisa no RYE esse é um dos exercícios preferidos pelas crianças e um dos mais solicitados tanto por professores como por alunos.
Laurence Scheibling que trabalha com crianças deficientes mentais, apresentou as sequências de exercícios utilizados com 3 perfis de diferentes comprometimentos, mostrando a importância da inclusão.
Jacques Benoît falou sobre a Comunicação Relacional, um método que considera a equidade de responsabilidade na relação entre os sujeitos expressa na sua comunicação.Identifica 5 aspectos presentes na educação, desde o berço: injunção; ameaça e chantagem; desqualificação, desvalorização, comparação; culpabilização e abuso de relação dominante/dominado.
Pelas manhãs as técnicas de yoga na educação contemplaram os níveis de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, trazendo elementos para renovar sua aplicação em sala de aula. Às tardes os participantes se distribuíram entre as 4 oficinas que permitiram a expressão criativa através da dança indiana, da música cantada na escola, da impressão em papel de azulejos portugueses ou de mandalas e do qi gong (chi kung) ou a arte de cultivar a energia vital.






Nenhum comentário:

Postar um comentário